Mitologia Indiana – Shiva

por | '26 out 2009' | Mitologia Indiana

Conhecido como Mahadeva, o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, Shiva, é o deus da renovação ou também conhecido como deus da destruição.

Às vezes ele é visto como Nataraja – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais.

Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação.

Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que Shiva domina todas as riquezas naturais.

As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. Shiva é o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos muito facilmente. Às vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga.

Shiva é o senhor de Durga (Parvati) – a deusa da natureza material – e transcende a qualquer desejo ou ilusão material . Ele é o pai de Ganesha – o deus da boa sorte e prosperidade.

De acordo com as escrituras Védicas, Shiva é o símbolo máximo da potência masculina. Em seu planeta, na montanha Kailasa, existem apenas entes femininos, e quem quer que pise na terra dele, imediatamente se transforma em mulher.

Shiva possui um terceiro olho que sempre permanece fechado, pois no momento em que abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. Dizem os orientais que Shiva protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males.

Deixe o seu comentário e sua classificação. Inscreva-se na lista VIP.

CONTEÚDO VIP

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente conteúdo exclusivo sobre Yoga, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

About The Author

Fabiano Benassi

Sou professor de Yoga ha mais de 11 anos. Abandonei a carreira de informática para me dedicar totalmente a essa filosofia milenar na prática, estudo e profissão. Ajudo a despertar o potencial latente dentro de cada um, através das várias técnicas do Yoga, pois acredito que a verdadeira felicidade esta em colocar em viver a sua verdadeira vocação!

Enriqueça esse artigo com seu comentário!

Inauguração Studio Benassi

Studio Benassi - Seu espaço de bem estar!

Studio Benassi Seu espaço de bem estar!

Um Final de Semana com Muito Yoga Para Todos os Públicos

Yoga Con 2017

Siga o Universo Yoga

eBook Gratuito – Conquistando o Autocontrole Através da Respiração

Capa eBook

E-goi - Marketing Automation Multicanal
Fique Atualizado!

Fique Atualizado!

Inscreva-se na minha lista VIP para receber conteúdo exclusivo!

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This