É o poder de manutenção do universo. Sua natureza é lila, ou a representação. Assume diferentes formas à sua vontade. Ele está em pé sobre um lótus de mil pétalas com uma concha, um disco, uma massa e um lótus nas mãos. Estes quatro instrumentos são essenciais para a diversão da vida.
A concha é o instrumento que devolve a união de todos os sons da criação, representa o som puro , OM, que traz a liberação para os seres humanos.
O disco ou chakra é o anel de luz que rodopia no dedo indicador de Vishnu. Ele é o símbolo do Dharma, o dever de fazer o que é certo e correto, também representa a roda do tempo.
A massa ou clava é um instrumento para atacar os desejos, fonte de todo o sofrimento e insegurança.
O lótus é mostrado para que não esqueçamos a nossa meta que é encontrar a nós mesmos. O lótus cresce no lodo e permanece luminoso, radiante, sem se afetar pelo ambiente, abre suas pétalas ao primeiro raio de sol e fecha-se com o último raio de sol.
A consorte de Vishnu é Laksmi a Deusa de todas as riquezas da criação, incluindo as riquezas da mente e todas as virtudes. Com ela Vishnu mantém toda a criação.