Quais os Benefícios Que as Posições Invertidas do Yoga Proporcionam?

por '15 fev 2016'Asanas

Por Fabiano C. Benassi

SirsasanaAs invertidas são posições usadas nas aulas de Yoga que proporcionam uma série de trabalhos em nosso corpo. No Yoga são classificadas como “Ojasánas” (le-se Odjasaana), onde o termo “Ojas” significa na língua sânscrita “vigor”. Não é a toa que essas posições são revigorantes, fisiologicamente ficar de cabeça para baixo aumenta o fluxo de sangue no cérebro e nos órgãos do abdome estimulando o funcionamento do sistema nervoso e fortalecendo o sistema circulatório.

Geralmente essas posições são feitas no final das aulas, de forma que a oxigenação sanguínea ampliada durante a prática possa ser melhor aproveitada.

Algumas invertidas têm um papel muito importante no fortalecimento da autoconfiança e força de vontade, pois para ficar de cabeça para baixo é preciso passar por um processo de preparação criando a infraestrutura muscular e equilíbrio para ficar em segurança.

sarvangasana

Ficar de cabeça para baixo faz com que o olhar que levamos para o mundo com nossos valores, conceitos e percepções seja invertido, abrindo caminho para uma nova forma de ver as coisas, além de promover uma maior tolerância e adaptabilidade à mudança.

Também tem uma influência muito grande na manutenção do peso, pela maior irrigação de sangue na região da tireoide, além de uma série de regulagens que os órgãos precisão fazer para se adaptar a posição.

As invertidas mais comuns são Sirsasana (lê-se Sirshasana: invertida sobre a cabeça.) e Sarvangasana (invertida sobre os ombros) nas fotos. Além deles o Vrishkásana (invertida do escorpião sobre os antebraços) e o Maha Kakasana (parada de mão).

Quem tem hipertensão arterial, problemas no coração, glaucoma, aneurisma, arteriosclerose, já sofreu um AVC ou tem hérnia de disco na região cervical, deve ter uma preparação inicial usando posições mais leves e específicas para cada caso e sempre fazer com orientação de um professor de Yoga experiente.