Qualquer pessoa pode praticar Yoga?

por | '4 jan 2015' | Conheça, Yoga para Iniciantes

Por Fabiano C. Benassi

Todas as pessoas que desejam de alguma forma trabalhar o autoconhecimento podem praticar Yoga. Se esse não for o seu objetivo, mas a sua intenção é de usar as técnicas do Yoga como um suporte para seu treino na academia ou se você for um esportista, mesmo assim, o Yoga pode te ajudar.

Muitas pessoas procuram o Yoga como uma forma de melhorar seu desempenho físico, mental ou respiratório, aumentar o alongamento muscular e a flexibilidade articular, controlar emoções como o stress e a ansiedade e alguns distúrbios como insônia ou crise de pânico, além de muitos outros motivos que não estão relacionados com toda a cultura milenar que envolve o Yoga. Em todos esses casos o Yoga pode ajudar.

Algumas pessoas não fazem Yoga por ser uma atividade muito parada, outras por ser muito difícil. Tem aqueles que falam que não conseguem se concentrar, ou não conseguem ficar em uma posição específica, pois falta alongamento na coluna ou pernas. Mas muitas falam que não gostam sem ao menos se dar a oportunidade de fazer algumas aulas.

Independente da sua condição física, mental, emocional ou do seu objetivo, o Yoga serve para você!

A prática possui três princípios básicos definidos no Yoga Sutra de Patañjali que são: Tapas (superação, queimação), Iswarapranidhana (acreditar na sua força interior) e Swadhyaya (auto-estudo). Esses princípios são vivenciados em todas as técnicas.

Por exemplo, se você está fazendo um Ásana (técnica corporal, postura) em uma posição que exige muito esforço muscular, provavelmente está com sua atenção em Tapas. Você pode sentir isso através do tamanho do esforço e do calor produzido. Mas se não tiver Iswarapranidhana, tapas também não existe, pois é preciso acreditar naquilo que você faz e saber que você é capaz. Você também está com a atenção em Swadhyaya para não exagerar e se machucar, além de descobrir que pode ir muito mais longe do que imaginava.

Tudo isso é importante, mas não serve para nada se um componente básico não existir dentro de você e que em Sânscrito é denominado como Bhava, que significa “determinação”, “força de vontade”. Em outras palavras, fisiologicamente, para que você movimente o seu corpo é preciso força elétricaquímica mecânica. A força elétrica vem de seu sistema nervoso, química do coração e pulmões e mecânica através dos seus músculos. Mas tudo isso não pode ser executado sem “Vontade”.

O Yoga não se preocupa com o aspecto fisiológico, mas com o aspecto mítico. Tudo que você precisa para praticar está dentro de você. Então, você irá usar todos esses mecanismos para “construir” dentro do seu corpo o espaço que a prática irá se realizar.

Qualquer pessoa tem condição de praticar, fazendo o que pode para chegar aonde quer, sempre com muita força de vontade e determinação, respeitando suas limitações atuais, sejam elas físicas, como falta de alongamento ou mentais, como dificuldade para se concentrar, criando um pensamento uma vontade, que faz parte de algo abstrato subjetivo, em uma ação transformadora.

Deixe o seu comentário e sua classificação. Inscreva-se na lista VIP.

CONTEÚDO VIP

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente conteúdo exclusivo sobre Yoga, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

About The Author

Fabiano Benassi

Sou professor de Yoga ha mais de 11 anos. Abandonei a carreira de informática para me dedicar totalmente a essa filosofia milenar na prática, estudo e profissão. Ajudo a despertar o potencial latente dentro de cada um, através das várias técnicas do Yoga, pois acredito que a verdadeira felicidade esta em colocar em viver a sua verdadeira vocação!

4 Comments

  1. Karolyne Corriel

    Gostaria de saber se posso praticar os exercicios que envolvem força na lombar pode prejudicar quem possua o diu. Grata.

    Responder
    • Fabiano Benassi

      Olá Karolune, tudo bom?

      Isso vai depender do exercício e de como ele é executado. Já tive alunas que fizeram tudo sem problemas, mas qualquer dúvida você deve pedir a orientação do seu médico.

      Abração

      Responder
  2. Carla rosa

    Boa noite gostaria se possível perguntar lhe se uma pessoa com Poliomielite paralisia muscular dos membros inferiores e sem qualquer problema de coluna vertebral
    E que é totalmente independente pode praticar yoga no sentido trabalhar respiração alongamento membros superiores correção postura e concentração ?
    Os meu agradecimento pela atenção
    Carla

    Responder
    • Fabiano Benassi

      Olá Carla, tudo bom?

      O Yoga pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer condições e os exercícios que você citou também. Para você ter uma ideia eu já tive até aluno cadeirante.

      O que eu recomendo é que seja com um professor experiente e que tenha conhecimento de como adaptar as técnicas específicas para a suas necessidades.

      Qualquer dúvida me procure.

      Abração
      Fabiano Benassi

      Responder

Enriqueça esse artigo com seu comentário!

Inauguração Studio Benassi

Siga o Universo Yoga

eBook Gratuito – Conquistando o Autocontrole Através da Respiração

Capa eBook

E-goi - Marketing Automation Multicanal
Fique Atualizado!

Fique Atualizado!

Inscreva-se na minha lista VIP para receber conteúdo exclusivo!

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This