Você pode não perceber, mas sua respiração reflete o que acontece em seu corpo e mente. Por exemplo, quando você está ansioso a respiração fica curta e rápida com uma pressão no peito.

O que poucos sabem e ainda menos utilizam é que mudando a ritmo da sua respiração, você também muda seu ritmo interno.

Em outras palavras, você pode escolher como quer se sentir apenas mudando a forma como respira.

Esse é um dos mais ricos exercícios de respiração do Yoga, pois existem diversos tipos de Respiração Dinâmica (chamados no Yoga de Rajas Pranayama). Você pode fazer sentado, deitado e até de pé.

Chama-se Respiração Dinâmica, pois a palavra “Rajas” em sânscrito significa “movimento”. Pode ser usado por alunos iniciantes que precisam aumentar a sua capacidade pulmonar e fortalecer a musculatura usada na respiração.

Também produz uma ótima oxigenação aumentado a consciência do corpo e da respiração, fortalecendo o sistema nervoso aumentado a segurança interior.

Você pode combinar essa respiração fazendo antes da prática de asanas (posturas). Ao executar, lembre-se de prestar atenção observando também o seu estado de presença.

 

Variação N. 1

  1. Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
  2. Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração.

Variação N. 2

  1. Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
  2. Retenha o ar nos Pulmões pelo menos 5 seg;
  3. Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração.

Efeitos: Apesar de simples, por trás de sua aparência ele desenvolve aos poucos músculos que quase não são usados no dia a dia de uma pessoa normal. Ao executá-lo você está produzindo uma diminuição do espaço da caixa torácica criando uma ação contrária ao que seus músculos da respiração precisão para encher os pulmões. Isso significa que a medida que for executando ele vai ficar cada vez mais difícil, proporcionando um trabalho intenso de fortalecimento e aumento da sua capacidade respiratória.